Hoje apresentamos a expansão urbana em diferentes cidades dos EUA, no Arizona, Texas, Nevada, Califórnia e Flórida, em comparação com a cidade de Berlim. Imagens captadas pelo fotógrafo alemão Christoph Gielen, que se dedica a pesquisas aéreas fotográficas de desenvolvimento urbano e sua relação com o uso do solo.
Saiba mais, abaixo.
Texto de Constanza Martinez Gaete. De cima, as imagens da expansão urbana são bem ordenadas. Mas a experiência ao nível do solo é muito diferente, com os efeitos que a falta de planejamento envolve, como a alteração dos ecossistemas, o aumento da poluição ambiental, o aumento da dependência de automóveis, maiores tempos de deslocamento, entre outros.
Todas essas imagens foram publicadas em seu livro mais recente "Cifras", que, como o fotógrafo explicou em seu livro, tem o objetivo de conectar a arte com a política ambiental para gerar discussão sobre as tendências atuais de desenvolvimento e as consequências da expansão num período em que há uma maior procura por habitações em áreas urbanas.
Ele explica que quando esses setores foram construídos, não foram consideradas as condições de vida que gerariam, porque foi dada prioridade a um crescimento ilimitado sustentado na premissa "maior é melhor".